Ouvindo...

‘O Brasil tem potencialidade para ser o descarbonizador do mundo’, diz Silveira sobre transição energética

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, participa neste sábado (8) do Fórum Esfera Brasil, que acontece em São Paulo. Silveira é um dos debatedores do painel sobre as “visões gerais da nação”

Ministro Alexandre Silveira anunciou data para primeira reunião do Conselho Nacional de Políticas Minerais

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou neste sábado (8) que o governo brasileiro precisa aproveitar a realização da reunião de cúpula do G20, marcada para novembro deste ano, no Rio de Janeiro, e a COP 30, que irá ocorrer em novembro de 2025, em Belém (PA), para oferecer as potencialidades do país na transição energética.

Em seu discurso, Silveira disse que o país precisa aproveitar o papel do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que abriu diálogo com líderes mundiais, para promover mudanças na governança global. “Para a gente buscar governança global mais institucionalizada, mais clara, e que os países industrializados possam monetizar e abrir as portas para que a gente possa chegar com as potencialidades de descarbonização do planeta”,

O ministro de Minas e Energia destacou que o Brasil pode reindustrializar o país, combatendo a desigualdade social e gerando empregos, por meio dos investimentos em energia limpa. O governo investiu R$ 60 bilhões em linhas de transmissão, com obras que irão ligar o extremo sul do país até Itaipu Binacional. “O que nos mostra que o país tem autoridade para discutir com o mundo uma governança global e possa valorizar a nossa matriz”, afirmou.

Silveira, que participa do Fórum Esfera Brasil, em São Paulo, disse que o Brasil é o país mais plural do mundo do ponto de vista da transição energética. “Graças às nossas fontes, graças às nossas potencialidades naturais, mas muito, também, pelas políticas públicas implementadas ao longo de décadas”, destacou.

Leia também

O ministro enfatizou que o Brasil tem 88% de energia elétrica limpa e renovável. Silveira disse que o Brasil pode se tornar uma potência na produção do Combustível Sustentável de Aviação (SAF), que permitirá a criação de uma indústria nova no país. “O Brasil tem potencialidades próprias de matéria prima para ser o grande produtor e grande descarbonizador do mundo”, projetou.


Participe dos canais da Itatiaia:

Repórter da Itatiaia desde 2018. Foi correspondente no Rio de Janeiro por dois anos, e está em Brasília, na cobertura dos Três Poderes, desde setembro de 2020. É formado em Jornalismo pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso), com pós-graduação em Comunicação Eleitoral e Marketing Político.