Uma pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (15) mostra que a maior parte dos brasileiros aprovou
Em concordância com a primeira pergunta, 50% dos brasileiros responderam que é aceitável uma interferência externa em outros países se a razão da ação for a derrubada de um ditador. À mesma questão, 41% responderam negativamente e 9% não souberam ou não responderam.
A pesquisa foi encomendada pela Genial Investimentos e ouviu 2.004 pessoas de 120 municípios brasileiros. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Percepção diferente em relação ao Brasil
O cenário da pesquisa muda quando as perguntas focaram no Brasil. Embora a aprovação da atuação americana na Venezuela ocupe a maior parcela dos que responderam à pesquisa, 58% dos entrevistados disseram ter medo que Donald Trump faça uma operação do mesmo gênero em solo brasileiro, enquanto 40% afirmaram não temer uma possível investida.
A expectativa de comportamento do Brasil diante do ocorrido na Venezuela também revela uma postura mais conservadora. Uma reação neutra é preferida por 66% dos entrevistados enquanto 18% acham que o país deveria apoiar as ações de Trump e 10% defendem que o país se oponha aos Estados Unidos.