O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) divulgou um novo balanço nesta terça-feira (21) referente ao programa Celular Seguro, que permite o bloqueio imediato do aparelho e dos aplicativos dos bancos, evitando fraudes com o nome das vítimas. De acordo com dados do MJSP, a plataforma chegou a marca de 50 mil alertas de bloqueios de celulares referentes a perda, roubo ou furto de aparelhos.
O programa possui pouco mais de 2 milhões de usuários cadastrados em todo o país. “A marca de 50 mil bloqueios mostra que o Celular Seguro é visto, cada vez mais, como uma ferramenta que traz mudanças positivas no dia a dia da sociedade. E, neste momento, estamos tornando o programa ainda mais abrangente, mais fácil de usar e oferecendo ainda mais proteção ao cidadão”, destacou o secretário-executivo do MJSP, Manoel Carlos de Almeida.
O programa possibilita o bloqueio de dispositivos e aplicativos digitais às vítimas de furto, roubo ou perda, a partir do acionamento de um “botão de emergência”, que deve ser utilizado somente nesses casos.
O acesso ao Celular Seguro é feito com o mesmo login do site gov.br. Os aparelhos podem ser registrados via site (celularseguro.mj.gov.br) ou aplicativo, disponíveis gratuitamente na Play Store (Android) e na App Store (iOS/iPhone).