O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, agendou uma reunião para quinta-feira (16) com membros da equipe econômica e representantes dos bancos públicos, incluindo o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), para discutir a criação de uma linha de crédito para socorrer as empresas gaúchas. O anúncio foi feito em agenda em São Leopoldo (RS), nesta quarta-feira (15), em cerimônia que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O encontro, que irá ocorrer em Brasília, tem o objetivo de garantir a manutenção dos empregos no Rio Grande do Sul, com a criação de linhas de crédito específicas para socorrer as empresas atingidas pelas chuvas. “O trabalho vai se estender, e a cada semana serão duas ou três medidas, até que nós tenhamos a clareza de que temos o FERRAMENTAL necessário para agir de cada situação específica da maneira mais adequada, mais transparente e mais eficaz. Para que consigamos restabelecer os processos produtivos, educativos, atendimento em saúde e assistência, e assim por diante”, enfatizou Haddad.
O Governo Federal editou uma Medida Provisória, no último fim de semana, que liberou R$ 7 bilhões aos ministérios para que o governo faça a subvenção e garanta a criação de linhas de crédito para os pequenos produtores e as pequenas empresas do estado.