O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, subiu o tom nesta quarta-feira (15) contra a disseminação de notícias falsas nas redes sociais, as chamadas “fake news”, sobre as chuvas no Rio Grande do Sul. Barroso discursou em cerimônia na cidade de São Leopoldo (RS), que contou com as presenças do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o governador do RS, Eduardo Leite (PSDB).
Em seu discurso, Barroso condenou a propagação de notícias falsas sobre as chuvas no estado. “São criaturas das sombras, criaturas das trevas, que sob o sofrimento das pessoas projetam a sua maldade. É impossível não sentir repulsa por num momento grave como este as pessoas terem este tipo de comportamento”, criticou Barroso.
O presidente do STF destacou ainda que as presenças de Lula e Leite, no mesmo palco, reforça o que chamou de elevação do nível civilizatório. “Acho que isso representa uma certa elevação do patamar civilizatório que é a não politização de uma crise humanitária”, avaliou.