O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD-MG), está em Roma, e vai se reunir às 9h (4h no horário de Brasília) com o Papa Francisco.
Silveira vai apresentar os projetos de transição energética do Brasil e tratar de mudanças climáticas, incluindo a tragédia que ocorreu no Rio Grande do Sul, que foi visitado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e mais seis ministros nesta quinta-feira (2). Dez pessoas morreram e mais de 20 estão desaparecidas em decorrência das fortes chuvas.
O ministro pretende apresentar ao Papa as propostas de aceleração da transição e de combate à pobreza energética, apresentando programas como o “Luz para Todos”, que pode ser a solução para outros países. O tema vai ser debatido no G20 que será realizado no Brasil, neste ano.
A audiência privada com o pontífice não é algo comum e é considerada um sinal de prestígio. Silveira cita o Papa de forma recorrente em seus discursos e entende que Francisco tem um papel fundamental na difusão do debate e na consicentização sobre a transição energética.