Silveira vai se reunir com Papa e tratar da tragédia no Rio Grande do Sul

Ministro já tinha audiência marcada com o pontífice no Vaticano para debater projetos de mudanças climáticas

Silveira vai se reunir com Papa e tratar da tragédia no Rio Grande do Sul

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD-MG), está em Roma, e vai se reunir às 9h (4h no horário de Brasília) com o Papa Francisco.

Silveira vai apresentar os projetos de transição energética do Brasil e tratar de mudanças climáticas, incluindo a tragédia que ocorreu no Rio Grande do Sul, que foi visitado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e mais seis ministros nesta quinta-feira (2). Dez pessoas morreram e mais de 20 estão desaparecidas em decorrência das fortes chuvas.

Leia também

O ministro pretende apresentar ao Papa as propostas de aceleração da transição e de combate à pobreza energética, apresentando programas como o “Luz para Todos”, que pode ser a solução para outros países. O tema vai ser debatido no G20 que será realizado no Brasil, neste ano.

A audiência privada com o pontífice não é algo comum e é considerada um sinal de prestígio. Silveira cita o Papa de forma recorrente em seus discursos e entende que Francisco tem um papel fundamental na difusão do debate e na consicentização sobre a transição energética.


Participe dos canais da Itatiaia:

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista na Itatiaia e analista de política na CNN Brasil. Na rádio, idealizou e conduziu o Podcast “Abrindo o Jogo”, que entrevistou os principais nomes da política brasileira. Está entre os jornalistas que mais fizeram entrevistas exclusivas com presidentes da República nos últimos 10 anos, incluindo repetidas vezes Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Messias Bolsonaro. Mestre em ciência política pela UFMG, e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México), está na Itatiaia desde 2006, onde também foi também apresentadora. Como repórter, registra no currículo grandes coberturas nacionais e internacionais, incluindo eventos de política, economia e territórios de guerra. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil. Em 2025, venceu o Prêmio Jornalistas Negros +Admirados na categoria Rádio e Texto.

Ouvindo...