A indicação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao advogado mineiro A
“Desde que o ex-presidente da OAB de Minas, Antônio Fabricio, colocou o nome a disposição da classe para disputar a lista do TST, a OAB mineira abraçou essa causa e trabalhou em todas instâncias e esferas para que ela fosse bem sucedida. A advocacia mineira está em festa! Eu tenho certeza que o agora Ministro Antônio Fabricio honrará a advocacia e nunca esquecerá as suas origens. Falta passar pela sabatina do Senado, mas não há dúvida de que ele será aprovado e será um grande Ministro”, afirmou o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Minas Gerais (OAB-MG), Sérgio Leonardo.
Com as mesmas origens de Antônio Fabrício, o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Tadeu Martins Leite (MDB), exaltou o fato de um mineiro do Norte de Minas ter sido indicado a cadeira mais importante da Justiça do Trabalho.
“Parabéns ao norte-mineiro Antônio Fabrício de Matos Gonçalves, indicado hoje para o cargo de ministro do Tribunal Superior do Trabalho! Sua experiência como advogado trabalhista, professor e ex-presidente da OAB-MG contribuirá muito com o fortalecimento do Judiciário brasileiro”, destacou Leite.
O vice-líder do governo Lula na Câmara dos Deputados, deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG) chamou Antônio Fabrício de amigo e lembrou da ligação do advogado com a defesa de membros do movimento estudantil.
“Nos momentos difíceis do movimento estudantil, quando eu precisava de um advogado, era o Dr. Antônio Fabrício que me defendia, sempre de forma voluntária. Depois, ele construiu uma carreira brilhante no direito trabalhista e chegou à presidência da OAB-MG. Agora ele acaba de ser nomeado pelo presidente Lula como ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST). É uma honra para nosso estado, e pra sua cidade Brasília de Minas, ter um representante na alta Corte trabalhista do país. Parabéns, amigo”, destacou Lopes.
Quem é Antônio Fabrício, indicado por Lula ao TST
Natural de Brasília de Minas, advogado trabalhista desde 1993, com atuação no Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região e no TST, em processos e sustentações orais. Graduado e mestre em Direito do Trabalho pela PUC Minas, com pós-graduação em Direito de Empresa IEC/PUC/Fundação Dom Cabral. Aprovado no doutorado em Direito do Trabalho na UFMG em 1º lugar (2014). Professor de Direito do Trabalho da graduação e pós-graduação da PUC Minas desde 1999. Diretor tesoureiro OAB-MG (2013/2015), presidente (gestão 2016/2018).