O presidente Lula (PT) cobrou nesta quarta-feira (24) a empresa aérea Gol e a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) pela morte do cachorro Joca. O animal deveria ter sido transportado de Guarulhos (SP) para Sinop (MT), mas acabou sendo mandado para Fortaleza (CE) por um erro da empresa responsável pelo transporte.
Em agenda no Palácio do Planalto, Lula afirmou que é preciso o caso requer uma prestação de contas e mais fiscalização no transporte aéreo de animais.
“Eu acho que a GOL tem que prestar contas, acho que a Anac tem que fiscalizar isso e acho que a gente não pode permitir que isso continue acontecendo no Brasil”, disse o presidente.
Lula também usou uma gravata com a figura de um cachorrinho, segundo ele, em ‘protesto’ pelo ocorrido. “Essa gravata é uma homenagem e a nossa solidariedade”, disse Lula.
Segundo os donos de Joca, o trajeto deveria ser 2h30, mas acabou demorando cerca de 8h após o erro. Nesse período, o cão ficou exposto ao sol na pista de pouso e não recebeu água. Após a morte de Joca, a Gol informou que suspendeu por um mês o transporte de cães no porão das aeronaves para.