Ouvindo...

FHC será o principal homenageado da edição deste ano da Medalha da Inconfidência

Homenagem ao ex-presidente acontece por causa do aniversário de 30 anos do Plano Real; ele ainda não confirmou presença na solenidade em Ouro Preto

FHC foi o autor do Plano Real, que completa 30 anos em 2024

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, do PSDB, será agraciado pelo governo de Minas Gerais com o Grande Colar da Inconfidência, o mais alto grau da Medalha da Inconfidência. A solenidade acontece no domingo (21), em Ouro Preto, na Região Central do estado.

Segundo apurou a Itatiaia, FHC será homenageado por ocasião dos 30 anos do Plano Real, completados em 2024. Foi em 1994 que a moeda brasileira mudou. À época, o ex-presidente era ministro da Fazenda no governo de Itamar Franco.

FHC ainda não confirmou presença na solenidade. Caso o ex-presidente, de 92 anos, não consiga se deslocar a Ouro Preto, receberá a medalha posteriormente, em outro local. Se o tucano for a Ouro Preto, receberá a comenda das mãos do governador Romeu Zema (Novo).

No ano passado, a honraria também foi concedida a um ex-presidente. No caso, Michel Temer (MDB). À ocasião, o senador Sergio Moro (União Brasil-PR) também foi agraciado.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Graduado em Jornalismo, é repórter de Política na Itatiaia. Antes, foi repórter especial do Estado de Minas e participante do podcast de Política do Portal Uai. Tem passagem, também, pelo Superesportes.