Acusado por vereadores de Belo Horizonte de não manter diálogo com a Câmara, o
prefeito da capital, Álvaro Damião (União Brasil) minimizou, nesta terça-feira (21), as críticas de parte dos parlamentares. Na última semana, vereadores de diferentes partidos, do PT ao PL, entoaram o coro contra o chefe do Executivo.
A declaração aconteceu durante a inauguração do programa “Ilumina BH”, no bairro
Novo Aarão Reis, na região Norte da capital. Damião disse que “respeita muito” o Poder Legislativo e elogiou o presidente da Câmara, o vereador
Juliano Lopes (Podemos) — que ficou como prefeito em exercício durante a
viagem de Damião à China no início do mês.
“
Quero parabenizar o presidente da Casa [Lopes]. Vi ele falando que o prefeito era uma pessoa de diálogo, e o que eu quero é melhorar Belo Horizonte. Tenho certeza de que os vereadores e vereadoras foram eleitos também com esse intuito”.
— disse Damião.
Prefeito que vai para Israel e para a China
Ainda sobre a relação com o Legislativo, Damião afirmou que tentam “politizar” suas declarações. Sem citar nomes, ele ressaltou que o foco da gestão não é adotar um tom partidário ou ideológico.
“
O Álvaro que vai para a China é o mesmo Álvaro que vai para Israel. O mesmo que conversa com o governador [Romeu Zema, do Novo], conversa com o presidente da República [Lula, do PT]. O mesmo serve para vereador do partido ‘A’ ou ‘B’. Por quê? Porque ele quer melhorar a vida das pessoas”.
— declarou.
‘Ilumina BH’
A prefeitura de Belo Horizonte lançou, nesta terça-feira (21), o programa Ilumina BH, projeto que visa à ampliação e qualificação da iluminação pública na capital mineira.
De acordo com o Executivo, serão instaladas 25 mil novas luminárias na cidade — o que representa um aumento de 17% na cobertura.
O primeiro ponto escolhido para receber a nova iluminação foi a pista de caminhada da
avenida Risoleta Neves. As próximas etapas incluem as avenidas José Cândido da Silveira e Vilarinho.