Com a morte do prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), de 77 anos, nesta quarta-feira (26), o vice Álvaro Damião (União) assume a prefeitura da capital mineira. A decisão consta no artigo 79 da Constituição Federal do Brasil.
Fuad estava internado desde o dia 3 de janeiro no Hospital Mater Dei, na região Centro-Sul da capital, diagnosticado com um quadro de insuficiência respiratória aguda. Nessa terça-feira (25), Fuad sofreu uma parada cardiorrespiratória e não resistiu.
A chapa vencedora das eleições municipais de 2024 tomou posse no dia 1º de janeiro. O prefeito participou da cerimônia virtualmente porque, segundo a prefeitura, estava com a imunidade baixa. Álvaro Damião, por sua vez, esteve presencialmente na posse e, no evento, leu uma mensagem do prefeito.
Em entrevista coletiva após a posse, Álvaro Damião (União) anunciou seu licenciamento das funções na Itatiaia e na TV Alterosa. Ele já havia dito, durante a campanha, que se licenciaria em 1º de janeiro, caso eleito.
Damião vinha acumulando os cargos de vice-prefeito e secretário Municipal de Governo e ficará responsável pelas articulações da Prefeitura de Belo Horizonte com a Câmara Municipal. O cargo na pasta foi definido após a exoneração de Anselmo Domingos.
Quem é o vice?
Natural de Belo Horizonte, Álvaro Damião Vieira da Paz, de 54 anos, cresceu no bairro Concórdia, região Nordeste da capital mineira. Em 2016, ele se elegeu vereador na Câmara Municipal de BH (CMBH). Em 2020, foi reeleito com 12.742 votos, sendo o quinto mais votado daquele pleito.
Antes de começar a vida política, Damião consolidou a carreira como repórter esportivo e apresentador na Itatiaia e na TV Alterosa, filiada ao SBT. Ele participou da cobertura de cinco Copas do Mundo, duas Olimpíadas, três Pan-Americanos e três Copas América.
Em 2014, Damião fundou o ‘Instituto Bacana Demais’, uma organização sem fins lucrativos, que promove atividades e serviços gratuitos nas áreas do esporte, da educação, da cidadania, da cultura, do lazer e do meio ambiente, voltado para crianças, adolescentes e idosos.
No pleito de 2024, se candidatou como vice-prefeito na chapa de Fuad à prefeitura. Os dois venceram a disputa em segundo turno contra o candidato do Partido Liberal (PL), Bruno Engler, com 670.574 votos.
No dia 19 de dezembro, Álvaro Damião foi diplomado oficialmente como vice-prefeito eleito de Belo Horizonte. Fuad Noman não compareceu por motivos de saúde, mas foi representado pelo procurador-geral do município, Hércules Guerra.