O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados sorteou, nesta quarta-feira (17), uma nova lista tríplice de parlamentares a partir da qual o presidente Leur Lomanto Júnior (União Brasil-BA) definirá o relator do processo de cassação do deputado Chiquinho Brazão (Sem partido-RJ).
O político carioca foi preso no último 24 de março. Ele é apontado pela Polícia Federal (PF) como um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco (Psol-RJ), executada a tiros no centro do Rio de Janeiro em 14 de março de 2018.
Os deputados que compõem a lista tríplice sorteada pelo presidente em exercício, deputado Chico Alencar (Psol-RJ), são: Jack Rocha (PT-ES), Rosângela Reis (PL-MG) e Joseildo Ramos (PT-BA). A perspectiva é que o presidente titular do comitê defina o relator na próxima sessão.
Inicialmente, o relator seria escolhido nesta quarta. Entretanto, os parlamentares que constavam na lista tríplice sorteada no último dia 10 declinaram da tarefa e desistiram de relatar o processo de cassação contra Brazão. Os três deputados sorteados na data eram: Bruno Ganem (Podemos-SP), Gabriel Mota (Republicanos-RR) e Ricardo Ayres (Republicanos-TO).