Considerada uma das mais importantes rodovias do país, a BR-040, a partir de agora, será administrada por um novo grupo: Consórcio Infraestrutura MG, encabeçada pela EPR.
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Ao assumir a BR-040, a EPR não será uma novidade em Minas Gerais. A empresa já é conhecida por parte dos mineiros por
O deputado estadual Professor Cleiton (PV) fez duras críticas à atuação da empresa na região, principalmente na administração da BR-459, no trecho entre Itajubá e Poços de Caldas.
“Para a minha surpresa, a EPR venceu esse processo. A gente já conhece a empresa por conta das concessões que ela tem no Sul de Minas. Concessões essas que foram feitas mediante contrato leonino, com obras atrasadas, que não justifica os preços abusivos dos pedágios que essa empresa, em comum acordo com o Estado de Minas tem praticado em algumas vias. O contrato só é bom para a própria empresa. Espero que o contrato feito pela União ela tenha tido a responsabilidade de não permitir que os erros adotados pelo governo Zema possam também se estender à BR-040", criticou.
Em outro ponto do estado, no Triângulo Mineiro, também há reclamações contra o grupo EPR. A EPR Triângulo foi a empresa criada para administrar a concessão de trechos de rodovias como a BR-365, BR-452, MG-190, MG-427, MG-452, dentre outras, abrangendo municípios como Uberaba, Uberlândia e Araxá. As tarifas de pedágio são de R$ 12,70 para carros de passeio e R$ 6,25 para motocicletas.
A deputada Lud Falcão (Podemos) é uma das parlamentares que critica o preço alto do pedágio e os problemas na prestação de serviço da BR-365.
“Esse contrato é fruto de uma modelagem feita no ano de 2022, infelizmente, não gera nenhuma segurança para todos que trafegam nessa importante rodovia. O pedágio é muito alto, a gente acompanhou de perto mais de 200 buracos catalogados e não vimos o reparo sendo feito em 24 horas, como o contrato estebelece”, relatou.
O ministro dos Transportes do Governo Lula, Renan Filho (MDB-AL), prometeu investimentos e melhorias na BR-040. Nos 30 anos de concessão, o ministro afirmou que a rodovia receberá R$ 8,7 bilhões em investimento — com previsão de duplicação de 160km e construção de 40km em faixas adicionais.
O leilão pôs fim a um ambiente de incerteza para o setor público e para milhares de motoristas que passam diariamente pela BR-040. A concessionária Invepar, dona da Via 040, assumiu a rodovia desde 2014, mas em setembro de 2017 pediu ao governo federal para fazer uma “rescisão amigável” do contrato. A empresa afirmou que ocorreu uma redução no volume de veículos que passam na rodovia e dificuldades em conseguir licenças para fazer as obras exigidas em contrato.
A Itatiaia reuniu as reclamações feitas pelos parlamentares e acionou a EPR. Até o momento, a empresa não respondeu as críticas feitas sobre as gestões no Sul de Minas e no Triângulo Mineiro.