O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) aprovou o uso da data do primeiro turno da eleição municipal deste ano, em 6 de outubro, para uma consulta pública aos eleitores de Belo Horizonte sobre a nova bandeira da cidade. Na mesma ida às urnas para escolher prefeito e vereadores, os cidadãos terão de votar pela aprovação, ou não, da nova versão do pavilhão da capital mineira.
O aval da Justiça Eleitoral à realização da consulta foi dado nessa terça-feira (9). Os desembargadores do TRE-MG deram a permissão de votação por unanimidade.
A proposta de bandeira tem as cores verde e azul, em divisão diagonal. Ao centro, fica
No ano passado, a Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) promulgou a lei sobre a possível alteração da bandeira. O texto condiciona a vigência do novo desenho a um referendo.
O novo desenho do pavilhão é de autoria do designer Gabriel Figueiredo.
“O projeto surgiu por uma inquietação minha pelo fato de Belo Horizonte não ter uma bandeira. A cidade tem um brasão que está cumprindo um acúmulo de funções, cumpre a função que não é a dele. O brasão é ótimo, não precisa ser alterado, mas brasões e bandeiras têm propósitos diferentes”, disse, à época da apresentação do leiaute.
O dia 8 de maio é a data-limite