Ouvindo...

Nova bandeira oficial de BH vira lei, mas depende de aprovação da população; veja imagem

Modelo terá que ser referendado pelos cidadãos na eleição municipal de 2024

A Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) promulgou, nesta terça-feira (1º), a lei que altera a bandeira oficial do município. A nova versão contém as cores verde e azul em uma divisão diagonal e, ao centro, surge o sol amarelo de 16 pontas.

Porém, para entrar em vigor e se tornar o símbolo oficial da capital, a nova bandeira precisa ser aprovada em referendo popular que será realizado conjuntamente com a eleição municipal de 2024. Atualmente, a bandeira oficial de Belo Horizonte é o brasão de armas da cidade sobre um fundo branco.

O novo desenho foi proposto pelo designer Gabriel Figueiredo e apresentado por meio de projeto de lei pelos vereadores Cleiton Xavier (PMN) e Jorge Santos (Republicanos). “O projeto surgiu por uma inquietação minha pelo fato de Belo Horizonte não ter uma bandeira. A cidade tem um brasão que está cumprindo um acúmulo de funções, cumpre a função que não é a dele. O brasão é ótimo, não precisa ser alterado, mas brasões e bandeiras têm propósitos diferentes”, explicou o designer.

“A ideia é ter símbolos municipais, representar o que tem de mais importante do nosso brasão, que é o nascer do sol no pico Belo Horizonte. A ideia foi trabalhar com os símbolos que sempre estiveram presentes desde o nascimento da cidade”, afirmou Figueiredo

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.