O eleitor de Belo Horizonte que ainda não regularizou ou até mesmo emitiu o seu título de eleitor tem mais uma opção para resolver sua situação com a Justiça Eleitoral: o Mercado Central, um dos principais pontos turísticos da capital mineira, ganhou um ponto temporário de atendimento do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O guichê vai estar disponível até o dia 8 de maio, data-limite para emissão ou regularização do título de eleitor.
O posto de atendimento do Mercado Central vai atender de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Especialmente neste final de semana, os agentes do TRE estarão atendendo no sábado (13), das 8h às 17h, e no domingo (14), das 8h às 12. O atendimento será realizado por ordem de chegada.
Além do Mercado Central, o TRE possui outros postos de atendimento temporários na Câmara Municipal de Belo Horizonte e no BH Resolve. Confira abaixo quais documentos são exigidos e como regularizar sua situação eleitoral.
Documentos para regularizar o título de eleitor
Para ser atendido em qualquer cartório eleitoral é preciso levar:
- Documento oficial de identidade com foto - exceto carteira de motorista
- Comprovante de endereço
- Para homens que vão tirar o primeiro título de eleitor é preciso levar comprovante de quitação militar (homens que completam 19 anos em 2024)
Outros pontos de atendimento do TRE em BH
Para facilitar o atendimento na reta final na capital mineira, o TRE-MG oferece dois
- Câmara Municipal (Av. Churchill nº 505, Santa Efigênia) - agendamento necessário (
site do TRE ou Disque-Eleitor 148) - BH Resolve (Rua Caetés nº 342, centro) - atendimento por ordem de chegada
Outros três postos da Justiça Eleitoral também oferecem o atendimento. São as Centrais de Atendimento ao Eleitor (CAEs), que funcionam nos seguintes endereços em BH:
- Avenida do Contorno, 7038, Lourdes
- Rua Padre Pedro Pinto, 4946, Mantiqueira/Venda Nova
- Rua Alcindo Vieira, 69, Barreiro
Também foi feita a ampliação do horário de atendimento nos cartórios de Belo Horizonte, que será de 8 às 17 horas. Para saber os horários de funcionamento dos cartórios no interior de Minas, basta ligar no Disque-Eleitor, no telefone 148. O eleitor pode ser atendido em qualquer cartório eleitoral ou posto provisório do estado, independente do município onde vota. Além do alistamento, transferência ou revisão dos dados do cadastro, pode ser feita a coleta biométrica.
Fechamento do cadastro
Entre os dias 9 de maio a 5 de novembro, o cadastro eleitoral ficará fechado. Isso quer dizer que quem tiver pendências e não regularizar a situação eleitoral antes disso não poderá votar nas eleições municipais deste ano.