Ouvindo...

Times

Eleições 2024: eleitor pode regularizar título em ação itinerante no bairro Jardim Canadá, em Nova Lima

Ônibus TRE-Aqui estará disponível de sábado (9) a 13 de março; eleitores têm até dia 8 de maio para regularizar ou emitir o título

Os eleitores têm até o dia 8 de maio para regularizar ou emitir a primeira via do título de eleitor. Para ajudar nesse processo, a Justiça Eleitoral, por meio da 194ª Zona Eleitoral de Nova Lima, promoverá atendimento itinerante no Jardim Canadá. A ação acontecerá deste sábado (9) até 13 de março, das 9h às 17 horas.

O atendimento será realizado, por ordem de chegada, no Ônibus TRE-Aqui, que ficará estacionado em uma área ao lado do Ginásio Poliesportivo, situado a Rua King, sem número, em frente à Escola Benvinda Pinto Rocha. A ideia é facilitar o acesso aos serviços da Justiça Eleitoral por pessoas residentes em qualquer bairro ou cidade de Minas.

Em 2024, o primeiro turno das Eleições Municipais ocorre em 6 de outubro. Por isso, o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), por meio de suas zonas eleitorais, tem promovido diversas ações buscando sensibilizar as pessoas para a necessidade do alistamento, das demais providências necessárias à regularização da situação eleitoral, especialmente a necessidade da coleta biométrica.

Leia também

Para realizar o atendimento é necessário levar o documento oficial de identidade com foto e comprovante de endereço. Vale ressaltar, que a Carteira Nacional de Habilitação não é aceita para o alistamento eleitoral. Pessoas do gênero masculino, que completem 19 anos em 2024, devem apresentar o comprovante de quitação militar.

Como conferir sua situação eleitoral?

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibiliza um formulário para conferir a situação eleitoral por meio deste link.

Já para solicitar o primeiro título no site do TSE, basta acessar a área Serviços à direita do site e depois o link Autoatendimento Eleitoral. Em seguida clicar em ‘Título eleitoral’ e depois em ‘Tire seu título eleitoral’.

Se houver débitos de eleições anteriores, o eleitor deverá quitá-los antes de fazer o requerimento. Acesse o guia para a quitação de multas.

*Sob supervisão de Marina Borges

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Giullia Gurgel é estudante de jornalismo e estagiária da Itatiaia.
Leia mais