Para garantir a participação nas eleições municipais em 2024, eleitores têm até o dia oito de maio para procurar a Justiça Eleitoral. Após essa data, serviços como a emissão de novos títulos, transferência de domicílio eleitoral, alteração no local de votação, cadastro biométrico e atualização de dados cadastrais estarão temporariamente suspensos.
A juíza auxiliar da presidência do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, Roberta Fonseca, explicou que o eleitor deve se atentar sobre a regularidade do seu título.
“O eleitor pode procurar quaisquer cartórios eleitorais de Minas Gerais, sendo eleitor naturalmente nesse estado, para transferir, cadastrar, alistar ou modificar alguma informação. O eleitor também deve estar atento se o título está ou não cancelado, porque é também o prazo para regularizar”, afirmou a juíza.
A juíza ainda explicou que, eleitores que se ausentaram ao pleito por três vezes consecutivas, contando primeiro e segundo turno, ou que tenham pendências de pagamento em multas eleitorais podem estar com o título cancelado.
“Se perder o prazo para a regularização, o eleitor não vota nas eleições de 2024 e deve esperar a reabertura do cadastro em novembro”, disse.
A coleta dos dados biométricos também é uma demanda entre os eleitores mineiros, ressaltou Fonseca.
“Ainda há muitos eleitores não biometrizados no estado de Minas, sobretudo em Belo Horizonte, onde o colégio eleitoral é o maior. Estamos aqui pedindo para que todos venham porque a biometria garante a segurança ao eleitor e agilidade nas filas no dia das eleições”, completou.
Segundo a juíza,
Estimativa de eleitores aptos
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, a interrupção do cadastro de eleitores nos anos eleitorais possibilita que a Justiça Eleitoral organize a votação conforme o número estabelecido de eleitores aptos a participar das eleições.
As próximas eleições serão para a escolha de candidatas e candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. O primeiro turno será no dia 6 de outubro de 2024. Já o segundo turno, onde for necessário, para a escolha de prefeito em municípios com mais de 200 mil eleitores, ocorrerá no dia 27 de outubro.