Ouvindo...

Lula manda indireta a Musk e dispara sobre ‘bilionário': ‘vai ter que aprender a viver aqui’

Bilionário proprietário da SpaceX e da rede social X atacou o ministro Alexandre de Moraes nos últimos dias; ameaças de Musk têm sido respaldadas por parlamentares da direita

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disparou uma indireta para o bilionário Elon Musk

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disparou um recado em entrelinhas para o bilionário Elon Musk, proprietário da SpaceX e da rede social X — antigo Twitter. A declaração do petista nesta terça-feira (8) foi feita em meio à onda de ataques do empresário contra o ministro Alexandre de Moraes e o Supremo Tribunal Federal (STF).

“Muita gente não leva a sério e não entende o que significa a manutenção das florestas para manutenção da qualidade de vida. Não entende que a gente não tem para onde ir”, começou Lula em cerimônia de assinatura do programa para combate ao desmatamento e aos incêndios na Amazônia. “Tem até bilionário tentando fazer foguetes, viagens para ver se encontra espaço lá fora. Não tem… Ele vai ter que aprender a viver aqui. Ele vai ter que utilizar o muito do dinheiro que tem para ajudar a preservar isso aqui e a melhorar a vida das pessoas”, alfinetou o petista.

Leia também

O presidente brasileiro ainda não se manifestou abertamente sobre os ataques de Musk à Suprema Corte. Entretanto, nessa segunda-feira (8), o ministro Alexandre Padilha, das Relações Institucionais, repudiou as declarações do bilionário e as classificou como um ataque à soberania nacional.

O mal-estar entre Musk e as instituições brasileiras têm escalado nos últimos dias. O bilionário é autor de inúmeras publicações dirigidas ao ministro Alexandre de Moraes e chegou a taxá-lo de ‘ditador’ ao citar as decisões da Corte vetando a liberação da rede social para contumazes propagadores de desinformação e disseminação de ódio. Em retaliação, o ministro brasileiro incluiu o empresário entre o rol de investigados no Inquértio das Fake News. Ainda em tramitação, ele se debruça sobre a propagação e o financiamento de desinformação no país.


Participe dos canais da Itatiaia:

Repórter de política em Brasília. Na Itatiaia desde 2021, foi chefe de reportagem do portal e produziu série especial sobre alimentação escolar financiada pela Jeduca. Antes, repórter de Cidades em O Tempo. Formada em jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais.