Ouvindo...

Governo do PT retira urgência do PL dos aplicativos de transporte no Congresso Nacional

Retirada de urgência foi acordada em reunião de líderes da base de Lula no Congresso nesta terça-feira (9)

Líder José Guimarães (PT-CE) confirmou retirada de urgência do PL nesta terça-feira (9)

O Palácio do Planalto decidiu retirar nesta terça-feira (9) a urgência constitucional do Projeto de Lei (PL) que prevê a regulamentação do trabalho dos motoristas de aplicativo. A mudança no regime de tramitação da proposta atende a um pedido dos líderes da base governista na Câmara dos Deputados, que ainda não conseguiram construir consenso em torno do assunto.

No início da tarde, o líder do governo, deputado José Guimarães (PT-CE), indicou que remeteria ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), a solicitação para retirada da urgência.

O regime de urgência constitucional acelera a tramitação das propostas de lei no Congresso Nacional. Ele impõe um prazo máximo de 90 dias para deliberação sobre o tema — 45 dias na Câmara dos Deputados e 45 dias no Senado Federal. Com a retirada da urgência, o PL dos motoristas de aplicativo poderá seguir o ritmo normal no Legislativo.

Leia também

A decisão do governo foi festejada pela bancada do Psol. Nesta tarde, a deputada Sâmia Bomfim (Psol-SP) argumentou que, antes de acelerar o rito de tramitação do PL, é necessário discuti-lo em audiências públicas e ainda tratar o texto para garantir que ele contemple outros direitos e garantias à categoria.

“Depois da pressão e luta dos trabalhadores, o governo federal acaba de informar que irá retirar a urgência do PLP 212, que trata do trabalho de motoristas de aplicativo”, declarou. “Nossa mobilização vai seguir por um trabalho com direitos e garantias, trabalhistas e previdenciárias, também por um projeto que seja amplamente discutido com trabalhadores e que obrigue as plataformas a fornecerem condições dignas de trabalho”, concluiu.


Participe dos canais da Itatiaia:

Repórter de política em Brasília. Na Itatiaia desde 2021, foi chefe de reportagem do portal e produziu série especial sobre alimentação escolar financiada pela Jeduca. Antes, repórter de Cidades em O Tempo. Formada em jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais.