A ministra da Saúde, Nísia Trindade, afirmou nesta segunda-feira (8) que o país retomou a cobertura vacinal, atingindo as metas do Plano Nacional de Imunizações (PNI). Em coletiva de imprensa, no Palácio do Planalto, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a ministra detalhou que o Brasil atingiu a meta vacinal em 13 das 16 vacinas ofertadas gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo a imunização contra a poliomielite.
A ministra Nísia Trindade destacou que o país apresentava uma tendência de queda no plano vacinal desde 2016. “Observamos uma tendência de retomada de coberturas vacinais no país e de mudança na tendência de constante queda que vínhamos observando desde 2016. Das 16 vacinas usadas no Programa Nacional de Imunizações, 13 apresentaram crescimento expressivo”, afirmou ela.
O Ministério da Saúde investiu R$ 10,9 bilhões para a compra de vacinas, em 2024. A coletiva temática também contra com as presenças dos secretários do Ministério da Saúde, além do ministro chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), Paulo Pimenta.