O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deverá se reunir, neste sábado (6), com parte de sua equipe ministerial e representantes de centrais sindicais e da sociedade civil, na Granja do Torto. O evento está previsto para às 9h, segundo fontes do governo. Entre os convidados, está um integrante da Federação Única dos Petroleiros (FUP).
No encontro, que deve ser uma espécie de confraternização, o presidente Lula deve ouvir a percepção das centrais sindicais e de representantes da sociedade civil sobre a avaliação do governo. Aliados de Lula acreditam que os resultados positivos das políticas implementadas pelo governo no primeiro ano de gestão começarão a surtir efeito ainda no primeiro semestre deste ano.
Fontes do Palácio do Planalto descartaram a possibilidade de eventual mudança no comando da Petrobras ser discutida no encontro. A ideia do presidente seria pacificar os ânimos entre o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, e não promover, neste momento, uma troca no comando da estatal.
A reunião de sábado (5) já estaria agendada há algum tempo, segundo aliados de Lula, que descartaram a possibilidade de o encontro ter sido convocado de última hora para discutir mudanças no governo.
Na segunda-feira (8), Lula irá participar de uma entrevista coletiva temática para apresentar dados do governo da área da Saúde. O evento, marcado para às 10h, no Palácio do Planalto, contará com a presença da ministra da Saúde, Nísia Trindade.