Ouvindo...

Zema vai pedir ao STF prorrogação do prazo da dívida de Minas com a União

O governador de MG participou de reunião com Fernando Haddad, nesta terça-feira (26), em Brasília. Governo federal fez propostas aos Estados endividados

Romeu Zema durante premiação do Troféu Guará

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), vai pedir novamente ao Supremo Tribunal Federal (STF) a prorrogação do prazo do fim da carência da dívida que ultrapassa R$ 160 bilhões do Estado com a União. A solicitação ao Supremo, no entanto, ainda deve passar por análise da Advocacia-Geral do Estado de Minas Gerais (AGE).

Em reunião nesta terça (26), a equipe econômica do ministro Fernando Haddad apresentou aos governadores, incluindo Zema, um programa chamado “Juros por Educação” em que, na prática, prevê o abatimento de parte dos juros dessas dívidas através de investimentos diretos em educação.

Leia também

A proposta do governo federal ainda vai passar pela análise do Congresso Nacional em até 60 dias, onde pode sofrer alterações. Mesmo aprovada em regime de urgência, a proposta ainda teria que receber o aval da Assembleia Legislativa de Minas antes de ser implementada no Estado.

Participe dos canais da Itatiaia:

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.
Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia na capital federal.