Ouvindo...

Zema defende que Minas receba desconto retroativo a 2018 nos juros da dívida do Estado

Segundo governador, o Estado investe em ensino técnico há seis anos e precisa ter tratamento diferenciado

O governador Romeu Zema

O governador Romeu Zema defendeu que o investimento no ensino técnico, em troca do abatimento nos juros da dívida do Estado com a União, seja retroativo a 2018 em Minas Gerais.

Ele esteve em Brasília nesta terça-feira (26) para debater o tema com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.

Zema argumentou que Minas Gerais já investiu 1,5 bilhão no Programa Trilhas do Futuro, o que justifica um benefício em relação aos estados que começarão a investir agora. O governador também propôs que o governo federal inclua na nova proposta a federalização das estatais, conforme sugerido por Pacheco, para abater no montante total da dívida de Minas, que é de 160 bilhões de reais.

Leia também

Zema permanece na capital federal, e na quarta-feira (27) se reunirá com os ministros Rui Costa e Marina Silva, responsáveis diretamente pela questão do acordo de Mariana. Segundo a equipe de Zema, eles discutirão soluções para o cerrado.

Participe dos canais da Itatiaia:

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.
Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia na capital federal.