Ouvindo...

Times

Bolsonaro planeja ida a Belém, no Pará, indica candidato do PL à prefeitura

Visita de Bolsonaro à capital paraense ocorrerá após ida do presidente Lula à cidade, onde se encontrará com o presidente da França nesta terça-feira (26)

Cinco meses após ir à cidade de Belém, no Pará, Jair Bolsonaro (PL) planeja retornar à capital paraense em meio às prévias da disputa municipal, segundo informou o deputado federal Eder Mauro (PL-PA) através das redes sociais. O parlamentar é o candidato bolsonarista na eleição municipal e lidera a corrida à Prefeitura de Belém, conforme levantamento do Instituto Paraná Pesquisas publicado no último dia 13 de março.

O retorno de Bolsonaro à cidade ocorrerá após a primeira visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a Belém em 2024. Nesta terça-feira (26), o petista receberá o presidente da França, Emmanuel Macron, no Pará, e o levará à Ilha do Combu para agenda turística na Filha do Combu, produtora de cacau e fábrica de chocolates sustentável na região amazônica.

Leia também

Antes, no ano passado, Lula também esteve em Belém para inaugurar os preparativos para a COP-30, a Conferência das Nações Unidas para as Mudanças Climáticas, que acontecerá na capital em novembro de 2025. Àquela ocasião, o petista também entregou imóveis do Minha Casa, Minha Vida e almoçou com o então deputado federal Celso Sabino (União Brasil-PA) — hoje ministro do Turismo.

Belém é um palco de disputas neste ano eleitoral que antecede a realização da COP-30. O presidente Lula e o atual governador do Pará, Helder Barbalho (MDB-PA) são aliados e convergem nas discussões para a organização da COP, mas devem apoiar candidatos diferentes para a prefeitura de Belém.

A base petista deve apoiar a reeleição de Edmilson Rodrigues (Psol-PA), que aparece apenas em quarto lugar no levantamento mais recente feito pelo Instituto Paraná Pesquisas. Barbalho, por outro lado, lançou a candidatura de seu secretário de Cidadania, Igor Normando (MDB-PA). No polo oposto, bastante à direita, emerge a candidatura do favorito de Bolsonaro: Éder Mauro.

Participe dos canais da Itatiaia:

Repórter de política em Brasília. Na Itatiaia desde 2021, foi chefe de reportagem do portal e produziu série especial sobre alimentação escolar financiada pela Jeduca. Antes, repórter de Cidades em O Tempo. Formada em jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais.
Leia mais