O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou nesta segunda-feira (25) que o Senado Federal cumprirá seu papel de defender a Constituição Federal de 1988 e a Democracia brasileira.
Ainda em seu discurso, Pacheco destacou que o Senado foi determinante na defesa da democracia diante dos recentes ataques ao processo eleitoral. “O Senado, em conjunto com as demais instituições, rechaçou as investidas recentes contra o processo eleitoral, contra a normalidade democrática e contra a transição pacífica de poder. Ao fazê-lo, o Senado Federal e as demais instituições mostraram o vigor do sistema e a força do compromisso democrático brasileiro”, destacou ele.
O discurso foi feito durante sessão no Plenário do Senado, que marca os 200 anos da Casa. Pacheco destacou o papel fundamental do Senado durante a Pandemia de Covid-19 e de crises econômicas no país. “Vivemos a tragédia da pandemia, uma sucessão de crises econômicas e o surgimento de uma perigosa onda de extremismo e polarização. Nesse período, a estabilidade das instituições teve o Senado como baluarte num momento dramático da nossa história”, afirmou Pacheco.
O presidente do Senado defendeu ainda a busca pelo diálogo e consenso num eventual ambiente de divergências. Pacheco afirmou que o Senado seguirá defendendo a Constituição Federal de 1988. “A Constituição de 1988 é um texto ambicioso, e ainda há muito a se fazer. Nós queremos um País moderno. Nós queremos um País inclusivo. Nós queremos um País socialmente justo”, enfatizou ele.
A sessão que marca os 200 anos do Senado Federal conta com as presenças de representantes dos Três Poderes, entre eles os ministros do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes e Dias Toffoli, além do ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, que representou o Poder Executivo.