Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

‘Prévia do PIB’ registra crescimento de 0,6% na economia em janeiro, calcula Banco Central

Índice de Atividade Econômica (IBC-BR) registrou crescimento de 3,47% quando comparado com janeiro de 2023

O Índice de Atividade Econômica (IBC-BR) medido pelo Banco Central (BC) indicou, nesta segunda-feira (18), um crescimento de 0,6% da economia brasileira no primeiro mês do ano.

O indicador é tratado como uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), porque se propõe a antecipar o resultado do PIB. A perspectiva é que o resultado favorável do IBC-BR contribua para confirmar o corte de 0,5% na taxa Selic na quarta-feira (20).

Leia também

O IBC-BR registrou crescimento pelo quinto mês consecutivo, segundo o Banco Central, e também evoluiu em comparação com janeiro de 2023. O crescimento nos últimos 12 meses foi de 3,45%.

O índice calculado pelo BC contém estimativas do índices de produção da agropecuária, da indústria e do setor de serviços. Esse indicador é calculado mensalmente e registra a movimentação da atividade econômica nacional.

Participe dos canais da Itatiaia:

Repórter de política em Brasília. Na Itatiaia desde 2021, foi chefe de reportagem do portal e produziu série especial sobre alimentação escolar financiada pela Jeduca. Antes, repórter de Cidades em O Tempo. Formada em jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais.
Leia mais