O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) culpou as mudanças climáticas pelo excesso de chuvas que castigaram os municípios gaúchos em 2023. O discurso foi feito nesta sexta-feira (15), durante agenda em Lajeado, onde Lula anunciou socorro financeiro de R$344,6 milhões aos municípios gaúchos afetados pelas fortes chuvas.
Lula afirmou que o governo federal irá ajudar os prefeitos, independentemente do partido político, e culpou as mudanças climáticas pelo excesso de chuva. “Nós estamos vendo excesso de chuva onde antes não tinha excesso de chuva. Estamos vendo excesso de seca onde antes não tinha tanta seca. Estamos vendo excesso de desmatamento onde antes não tinha desmatamento, não tinha fogo, não tinha nada. Estamos percebendo que a humanidade é capaz de se autodestruir, se ela não cuidar da sua casa, que é o planeta terra”, avaliou o presidente.
O ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, afirmou que cerca de 10 milhões de brasileiros vivem em locais de altíssimo ou de alto risco no país, que estão vulneráveis aos eventos climáticos. Waldez Góes revelou ainda que 1.038 cidades brasileiras enfrentam esse desafio climático.