Ouvindo...

ANTT aprova projeto para concessão de trecho da BR-381

A expectativa é que o projeto seja encaminhado ao Tribunal de Contas da União (TCU) em breve

Trecho da BR-381

A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) aprovou, nesta quarta-feira (14), o projeto de estudos e documentos jurídicos da concessão da BR-381. O trecho é relativo ao entroncamento com a BR-116/451 e BR-262, entre Belo Horizonte e Governador Valadares (MG). A expectativa é que os estudos sejam encaminhados ao Tribunal de Contas da União (TCU) em breve.

O diretor Guilherme Sampaio destacou que, depois de ouvir representantes do mercado rodoviário, melhorias técnicas e regulatórias foram incorporadas ao projeto. “Dentre elas, a alteração da Taxa Interna de Retorno (TIR) que passou para 11,97%, trazendo maior atratividade para o investidor privado”, disse o diretor, durante a reunião.

Serão R$ 9,3 bilhões em investimentos ao longo de 30 anos. Para as obras, há o planejamento de duplicação, instalação de marginais e passarelas, construção de pontos de parada e descanso, entre outros.

Leia também

Mais cedo, em entrevista à Itatiaia, Sampaio avaliou que a decisão do governo federal de assumir o reassentamento de famílias que moram às margens da BR-381 (entre Belo Horizonte e Caeté) e as obras de duplicação no trecho, facilitará o sucesso da concessão da estrada mineira.

“Os ajustes necessários foram aprovados para trazer maior atratividade para o projeto. Foram retirados os lotes 8A e 8B, obras que serão executadas pelo DNIT, ou seja, pelo poder público, com obras e reassentamento de famílias, um trabalho social de grande importância desse projeto”, afirmou Sampaio.

“Também foram feitas melhorias no projeto, que vão trazer maior atratividade, corrigindo o que não foi o êxito do ano passado. Com maior taxa de retorno, que vai trazer para o setor privado um interesse maior, possibilidade de corrigir os riscos geológicos, um ponto sensível da região, e a correção do traçado, que deixará o projeto mais condizente com a realidade”, explicou.

Participe dos canais da Itatiaia:

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.
É jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Cearense criado na capital federal, tem passagens pelo Poder360, Metrópoles e O Globo. Em São Paulo, foi trainee de O Estado de S. Paulo, produtor do Jornal da Record, da TV Record, e repórter da Consultor Jurídico. Está na Itatiaia desde novembro de 2023.