Ouvindo...

Senado aprova a criação do marco legal para indústria de jogos eletrônicos

O projeto de lei, de autoria do deputado Kim Kataguiri (União-SP), foi aprovado pelo Plenário do Senado, na noite desta quarta-feira (13). A matéria será analisada novamente pela Câmara dos Deputados

Plenário do Senado

O Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (13) o projeto de lei que cria o marco legal para a indústria de jogos eletrônicos. A matéria prevê a regulamentação da fabricação, venda e desenvolvimento de jogos eletrônicos no país, com o objetivo de incentivar o setor, ampliando a produção nacional e visando o crescimento da geração de empregos.

O texto ressalta que máquinas de caça-níqueis ou outros jogos de azar não são considerados jogos eletrônicos.

A matéria aprovada pelo Senado define jogos eletrônicos como obras audiovisuais desenvolvidas como programas de computador com fins lúdicos para uso em celulares, páginas da internet, computadores, consoles de videogame, e jogos em realidade virtual, aumentada via download, ou streaming.

O projeto também define um conjunto de regras para a atividade, como o enquadramento jurídico das empresas desenvolvedoras de jogos, a formalização das profissões relacionadas às atividades do setor, e a autorização para o uso dos jogos para fins educacionais, terapêuticos e de treinamento. Como o texto foi aprovado em forma de substitutivo, da senadora Leila Barros (PDT-DF), a matéria retorna para análise da Câmara dos Deputados.

Participe dos canais da Itatiaia:

Repórter da Itatiaia desde 2018. Foi correspondente no Rio de Janeiro por dois anos, e está em Brasília, na cobertura dos Três Poderes, desde setembro de 2020. É formado em Jornalismo pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso), com pós-graduação em Comunicação Eleitoral e Marketing Político.