A deputada Nely Aquino (Podemos-MG) foi eleita nesta quarta-feira (13) presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação da Câmara dos Deputados. O colegiado tem a atribuição de analisar e debater, entre outros temas, as políticas nacionais de ciência e de tecnologias da informação, a cooperação com outros países e organismos internacionais, além do desenvolvimento tecnológico.
Nely Aquino recebeu 24 votos favoráveis e nenhum contrário. Ela irá substituir a deputada Luisa Canziani (PSD-PR). O 1º vice-presidente será o deputado Gilson Daniel (Podemos-ES), a função de 2º vice-presidente ficará com o Sargento Portugal (Podemos-RJ), e o 3º vice-presidente da comissão será o deputado Igor Timo (Podemos-MG).
A deputada afirmou, após a eleição, que pretende atuar em conjunto com os demais membros do colegiado. “Acredito que a educação é a principal mola propulsora para a transformação do Brasil. Mas isso só é possível se a ciência, a tecnologia e a inovação estiverem presentes como ferramentas que permitam essa revolução”, afirmou ela.
Nely Aquino, que é presidente estadual do Podemos de Minas Gerais, foi vereadora em Belo Horizonte (2017-2022), tendo sido presidente da Câmara Municipal de BH entre 2019 e 2022. Ela é fundadora do Projeto Rumo Certo, que oferece serviços à comunidade. Na Câmara dos Deputados, é vice-líder do bloco MDB-PSD-Republicanos-Podemos desde o ano passado e integra a bancada negra.