O Brasil possui 1.538.183 casos prováveis de dengue, com 450 mortes confirmadas e outros 849 óbitos estão em investigação. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde, nesta terça-feira (12), em uma coletiva de imprensa, que foi comandada pela secretária de Vigilância em Saúde, Ethel Maciel.
Ainda conforme os dados da pasta, o país tem 13.112 casos graves da doença. Até o momento, 9 estados e 271 municípios brasileiros decretaram situação de emergência em decorrência do aumento dos casos de dengue.
O Ministério da Saúde afirmou que os casos de dengue em Minas Gerais estão desacelerando. Na última semana epidemiológica, foram 18.778 casos da doença, enquanto na semana anterior, o estado havia contabilizado 58.001 casos. Antes, MG teve três semanas com pouco mais de 80 mil casos confirmados de dengue. A secretária de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, afirmou que o cenário em Minas tem apontado para um caminho de queda no registros de casos de dengue nas próximas semanas.
“Minas Gerais é um sinalizador. Como Minas começou antes, a gente não tinha muita ideia, há um mês, se a curva (de casos) tinha antecipado, se tinha epidemia antecipada e a gente ia ter uma queda antecipada, ou se estávamos no inicio de uma epidemia que iria se prolongar. O que minas sinaliza é que, ao que parece, na mesma velocidade que nós subimos, nós vamos descer. Estamos descendo em uma velocidade que talvez não seja igual, mas não será uma curva arrastada. O que está ocorrendo em Minas, muito provavelmente, irá ocorrer em outros estados”, avaliou ela.
Segundo dados do Ministério da Saúde, Minas já registrou 531.418 casos prováveis da doença, em 2024. Do total, 2.124 casos são considerados graves. O estado tem 68 mortes confirmadas por dengue, o que coloca Minas na segunda posição nacional, atrás do Distrito Federal, que já registrou 109 óbitos pela doença.
Ethel Maciel chamou a atenção, durante a coletiva de imprensa, para a alta de casos de Chikungunha. Segundo ela, em algumas regiões de Minas Gerais, os pacientes estão confundindo os sintomas da doença com os sinais de dengue. O Brasil já registrou 78.775 casos prováveis de Chikungunha, com 31 mortes confirmadas pela doença e outras 58 estão em investigação.
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.