A ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciou nesta terça-feira (5) que a campanha nacional de imunização contra a Influenza (gripe) será antecipada. O início da imunização estava previsto para 25 de março, mas foi antecipado com a chegada das doses da vacina, que é produzida pelo Instituto Butantan. A antecipação foi confirmada pela ministra, em coletiva de imprensa, na sede do Ministério da Saúde, para detalhar a atualização do cenário epidemiológico contra a dengue. “As vacinas de Influenza já começaram a ser distribuídas para os estados, então, claro, sempre tem uma organização local e planejamento. Amanhã será publicada uma Nota Técnica, do Programa Nacional Imunizações, dizendo exatamente os grupos. Não tem muita mudança em relação ao ano passado, mas é sempre bom ter essa orientação precisa para não haver problema na ponta, como a gente diz, no município e, principalmente, para o cidadão e cidadã que irão receber a vacina”, explicou a ministra.
As diretrizes da imunização contra a gripe, com público alvo da campanha e a data de início da vacinação, serão divulgadas pelo Ministério da Saúde, na Nota Técnica que será publicada na quarta-feira (6). “Nós estamos enfrentando esse grande desafio da dengue, que eu tenho colocado como uma questão de grande preocupação de saúde pública, e é, de fato, por todas as razões já colocadas. Mas, estamos enfrentando essa questão junto com um aumento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave, por Influenza e, também, por Covid. Lembrando que a Covid não deixou de ser uma doença de importância para a saúde pública. Apenas nós não estamos em situação de emergência até internacional, como definiu a OMS (Organização Mundial da Saúde)”, destacou a ministra.
Nísia Trindade destacou que o aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave fez com que a pasta antecipasse o início da imunização. A ministra revelou, ainda, que a pasta irá iniciar a imunização da Covid 19 em abril, com a aplicação de uma vacina atualizada. “A vacina atualizada de Covid significa uma vacina com maior capacidade de resposta frente às variantes do vírus. Também já temos definida não somente a aquisição da vacina, que deve estar chegando no final de março, então a partir de abril estaremos fazendo essa vacinação”, detalhou.
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.