A Polícia Federal (PF) cumpre, na manhã desta quinta-feira (29), mais 34 mandados judiciais na 25ª fase da operação Lesa Pátria para identificar pessoas suspeitas de financiar e incitar os atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023, na Praça dos Três Poderes. De acordo com a PF, são 24 mandados de busca e apreensão, 3 de prisão preventiva e 7 de monitoramento eletrônico. Os agentes cumprem ordens autorizadas pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Os mandados são cumpridos no Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Tocantins, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Espírito Santo e Distrito Federal.
Na capital do país,
Foi determinado ainda o bloqueio de bens, ativos e valores dos investigados. Apura-se que a quantia dos danos causados ao patrimônio público possa chegar a R$ 40 milhões.
As investigações da PF analisam, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.
Prisão preventiva:
- Distrito Federal: 2
- São Paulo: 1
24 mandados de busca e apreensão:
- Tocantins: 8
- São Paulo: 6
- Paraná: 3
- Distrito Federal: 2
- Mato Grosso do Sul: 2
- Rio Grande do Sul: 1
- Minas Gerais: 1
- Espírito Santo: 1
Monitoramentos com tornozeleira eletrônica:
- Paraná: 3
- Mato Grosso do Sul: 1
- Rio Grande do Sul: 1
- São Paulo: 1
- Minas Gerais: 1
(Matéria em atualização)
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.