Ouvindo...

Senadores chamam ministro da Educação para explicar sequência de erros no Sisu

Candidatos a vagas em instituições públicas de ensino superior chegaram a ser informados de aprovação, o que não aconteceu oficialmente

O ministro da Educação, Camilo Santana

A Comissão de Educação do Senado aprovou, nesta terça-feira (27), um pedido para que o ministro da Educação, Camilo Santana, preste esclarecimentos sobre problemas ocorridos no Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que utiliza notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para o ingresso em instituições de ensino superior públicas de todo o país.

Trata-se de um convite, ou seja, Camilo Santana pode recusar o pedido de esclarecimentos.

Na edição deste ano, além de apresentar problemas de acesso, o Sisu foi marcado pela divulgação de resultados. Alguns candidatos, que tiveram acesso ao sistema com antecedência, chegaram a ser incluídos em lista de aprovados, mas ficaram de fora nas listas oficiais. Suspeita-se que critérios de cotas não haviam sido aplicados nas primeiras divulgações.

Leia também

“O que houve foi uma divulgação indevida de resultados provisórios, ainda não homologados, durante 25 minutos da manhã do dia 31 de janeiro”, explicou o MEC.

No pedido pelo convite, o senador Alessandro Vieira (MDB-SE) diz que os problemas apresentados afetam o planejamento dos estudantes e os calendários dos processos seletivos deixam de coincidir.

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

É jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Cearense criado na capital federal, tem passagens pelo Poder360, Metrópoles e O Globo. Em São Paulo, foi trainee de O Estado de S. Paulo, produtor do Jornal da Record, da TV Record, e repórter da Consultor Jurídico. Está na Itatiaia desde novembro de 2023.