Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Enem dos Concursos: número de inscritos é o maior da história; locais de prova serão divulgados em 25 de abril

A ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Deck, concedeu uma entrevista coletiva nesta sexta-feira (23), para dar detalhes do chamado Enem dos Concursos

A ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Deck, revelou que o Concurso Público Nacional Unificado, chamado de Enem dos Concursos, terá candidatos de 5.555 municípios do país, sendo que os estados da região Sudeste lideram o total de inscritos. São Paulo lidera a lista, com 228.452 candidatos, enquanto o Rio de Janeiro teve 223.248, e o Distrito Federal, no Centro Oeste, teve 220.442 inscritos no Enem dos Concursos. Minas Gerais teve 172.835 inscritos.

No total, o concurso teve 2.111.435 inscrições confirmadas, o maior número da história. Pelo menos 600 mil pessoas conseguiram a isenção para realizar o certame. A cidade de Brasília foi a que registrou o maior número de candidatos, com 220.442 inscritos que confirmaram a matrícula efetivando o pagamento. Pouco mais de 512 mil pessoas se inscreveram, mas não realizaram o pagamento da taxa para efetivar a matrícula.

O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, responsável pelo certame, arrecadou R$126 milhões com o valor pago pelas inscrições. Do total de inscritos, 56% são mulheres e 44% homens. Ainda conforme informações da pasta, quase 55 mil doadores de medula óssea conseguiram isenção, enquanto 388.820 pessoas inscritas no CadÚnico, 75.847 estudantes cadastrados no FIES, além de 110.393 inscritos no Prouni também obtiveram isenção.

As provas do ENEM dos Concursos serão aplicadas no dia 5 de maio. Os cartões de confirmação com os locais das provas serão divulgados em 25 de abril. O resultado final será divulgado em 30 de julho, enquanto as convocações dos aprovados irão ocorrer em 5 de agosto. No total, serão 6.640, em 21 órgãos públicos.

Os Correios serão responsáveis por realizar a entrega das provas em todo o país. A Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), o Ministério da Justiça e Segurança Pública, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal ficarão responsáveis pela segurança das provas. A Força Nacional será empregada no dia do certame.

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Repórter da Itatiaia desde 2018. Foi correspondente no Rio de Janeiro por dois anos, e está em Brasília, na cobertura dos Três Poderes, desde setembro de 2020. É formado em Jornalismo pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso), com pós-graduação em Comunicação Eleitoral e Marketing Político.
Leia mais