O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou participação na próxima reunião da Cúpula do Brics, que irá ocorrer em outubro, na Rússia. O presidente se reuniu, na noite desta quinta-feira (22), no Palácio da Alvorada, com o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, que veio ao Brasil para participar da reunião de chanceleres do G-20, grupo que reúne as 19 principais economias do mundo, além da União Europeia e a União Africana. Segundo a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), Lula e Lavrov conversaram sobre temas da agenda bilateral, os debates ocorridos no G20 e questões globais, incluindo a guerra entre a Rússia e a Ucrânia.
Recebi hoje o chanceler russo, Sergei Lavrov, que veio ao Brasil para a reunião do G20. Conversamos sobre agendas bilaterais, debates ocorridos no G20 e questões como uma nova governança global e o Brics. Reiterei que o Brasil continua disposto a colaborar com esforços para a paz… pic.twitter.com/6ClTHg9Cfm
— Lula (@LulaOficial) February 22, 2024
A Secom informou que Lavrov levou a mensagem do presidente russo, Vladimir Putin, de apoio à presidência brasileira do G20, e reforçou o convite para que Lula participe da reunião da Cúpula do Brics, que irá ocorrer na Rússia, em outubro. O presidente Lula confirmou presença no evento. Lavrov também transmitiu apoio ao pedido do Brasil para ocupar um assento permanente do Conselho de Segurança da ONU.
Lula reafirmou, na reunião, a importância de uma nova governança global para lidar com temas como inteligência artificial e as mudanças climáticas, que, na avaliação dele, não podem ser enfrentadas isoladamente. Ainda na reunião, Lula citou as iniciativas do Brasil, junto com outros países detentores de florestas tropicais, para combater o desmatamento e buscar formas mais justas de remuneração pela preservação desses biomas. Ainda conforme informações da Secom, Lula destacou os números da corrente de comércio que atingiu recorde histórico em 2023 e a necessidade de diversificar a pauta comercial.
O chanceler Sergey Lavrov expôs as posições da Rússia em relação ao conflito na Ucrânia, e o presidente Lula reiterou a posição de que o Brasil continua disposto a colaborar com os esforços em favor da paz. O encontro entre Lula e o chanceler russo ocorreu um dia após o presidente se encontrar, no Palácio do Planalto, com o secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken.
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.