Ouvindo...

Pepita de ouro encontrada com Valdemar pesa 39 gramas e é avaliada em R$ 11,6 mil

Nesta sexta (9), ele passa por audiência de custódia perante o STF

Presidente do PL foi surpreendido com pepita de ouro

É proveniente de um garimpo a pepita de ouro encontrada com Valdemar Costa Neto, presidente do Partido Liberal (PL), em meio à ação de busca e apreensão pela operação “Tempus Veritatis”. É o que aponta perícia inicial feita pela Polícia Federal. A pepita tem cerca de 39 gramas, com teor de ouro acima de 90%. Isso valeria, em média, R$ 11,6 mil.

Com a posse do mineral, Valdemar passa a ser suspeito de usurpação. Se a pepita for de garimpo ilegal, pode implicar em um crime mais grave.

“As características da pepita de ouro mineral, tais como o alto teor de ouro, textura, granulometria e a sua composição química e mineral, indicam que se trata de produto aurífero primário, proveniente de retirada direta da jazida, sem processamento, típico de atividade de garimpagem”, diz laudo.

Leia também

Valdemar Costa Neto foi preso nesta quinta-feira (8) por posse ilegal de arma de fogo e usurpação de bens públicos. Inicialmente, Valdemar foi alvo apenas de um mandado de busca e apreensão na operação “Tempus Veritatis”. Ele passa por audiência de custódia na tarde desta sexta-feira (9).

A ação da PF que resultou na prisão de Valdemar é resultado da investigação classifica como “organização criminosa” o grupo ligado ao ex-presidente Jair Bolsonaro que teria atuado em uma tentativa de golpe após as eleições de 2022.

O vice-presidente Nacional do Partido Liberal (PL), deputado Federal Capitão Augusto, divulgou uma nota em defesa de Valdemar Costa Neto. “Sublinhamos a importância dos princípios de ampla defesa e do contraditório, pilares essenciais de nosso Estado Democrático de Direito. Estamos confiantes de que, em tempo hábil, todas as questões serão devidamente esclarecidas”, destaca o texto.

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

É jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Cearense criado na capital federal, tem passagens pelo Poder360, Metrópoles e O Globo. Em São Paulo, foi trainee de O Estado de S. Paulo, produtor do Jornal da Record, da TV Record, e repórter da Consultor Jurídico. Está na Itatiaia desde novembro de 2023.