Em manifestação alusiva aos 5 anos da
A manifestação do presidente foi publicada no X (antigo Twitter) às 12h28 desta quinta (25), mesmo horário em que houve o rompimento da mina do Córrego do Feijão há cinco anos.
Hoje faz 5 anos do crime que deixou Brumadinho debaixo de lama, tirando vidas e destruindo o meio ambiente. 5 anos e a Vale nada fez para reparar a destruição causada. É necessário o amparo às famílias das vítimas, recuperação ambiental e, principalmente, fiscalização e prevenção…
— Lula (@LulaOficial) January 25, 2024
A mina do Córrego do Feijão, gerida pela Vale, era responsável por gerar parte dos lucros bilionários da companhia a partir da extração de minério de ferro. No entanto, uma das barragens do complexo industrial batizado com o nome do distrito onde estava instalada, em Brumadinho, se rompeu, matando 272 pessoas, dentre elas duas mulheres grávidas.
O estouro deu início a uma das maiores tragédias ambientais da história do Brasil com a contaminação de cerca de 300 quilômetros do rio Paraopeba, afetando 26 cidades em toda a região.
Silveira pediu justiça
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), também se manifestou sobre o desastre em suas redes sociais. Em três publicações na rede X (antigo Twitter), ele cobrou responsabilização dos culpados e que sua gestão à frente da pasta é pautada “por uma mineração séria, segura, que reduz os impactos na comunidades”.
Dia triste para Minas Gerais e toda a sociedade brasileira. Hoje completam 5 anos que 272 vidas foram ceifadas na grave tragédia de Brumadinho. Presto meus sentimentos aos familiares das vítimas, e reafirmo meu compromisso com a justiça socioambiental e a mineração responsável.
— Alexandre Silveira (@asilveiramg) January 25, 2024
Não descansaremos até a responsabilização dos envolvidos.
— Alexandre Silveira (@asilveiramg) January 25, 2024
Nossos recursos naturais devem servir ao povo, não o contrário. Precisam ser utilizados de forma responsável, garantindo o crescimento da atividade segura, com retorno social, e gerando emprego e renda para a população.
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.