Ouvindo...

Tragédia de Brumadinho: Lula defende mais fiscalização e prevenção em projetos de mineração

Rompimento de barragem completou 5 anos nesta quinta-feira (25)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)

Em manifestação alusiva aos 5 anos da tragédia da Vale que matou 272 pessoas em Brumadinho, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu “amparo às famílias das vítimas, recuperação ambiental e, principalmente, fiscalização e prevenção em projetos de mineração” para barrar novos acidentes do tipo.

A manifestação do presidente foi publicada no X (antigo Twitter) às 12h28 desta quinta (25), mesmo horário em que houve o rompimento da mina do Córrego do Feijão há cinco anos.

A mina do Córrego do Feijão, gerida pela Vale, era responsável por gerar parte dos lucros bilionários da companhia a partir da extração de minério de ferro. No entanto, uma das barragens do complexo industrial batizado com o nome do distrito onde estava instalada, em Brumadinho, se rompeu, matando 272 pessoas, dentre elas duas mulheres grávidas.

Leia também

O estouro deu início a uma das maiores tragédias ambientais da história do Brasil com a contaminação de cerca de 300 quilômetros do rio Paraopeba, afetando 26 cidades em toda a região.

Silveira pediu justiça

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), também se manifestou sobre o desastre em suas redes sociais. Em três publicações na rede X (antigo Twitter), ele cobrou responsabilização dos culpados e que sua gestão à frente da pasta é pautada “por uma mineração séria, segura, que reduz os impactos na comunidades”.

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

É jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Cearense criado na capital federal, tem passagens pelo Poder360, Metrópoles e O Globo. Em São Paulo, foi trainee de O Estado de S. Paulo, produtor do Jornal da Record, da TV Record, e repórter da Consultor Jurídico. Está na Itatiaia desde novembro de 2023.