A presidente do PT e deputada Gleisi Hoffmann defendeu a indicação de Guido Mantega para a presidência da Vale, nesta quinta-feira (25). O nome do ministro que liderou a equipe econômica nos três primeiros mandatos do PT à frente da presidência da República seria a primeira opção de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para o cargo na mineradora. Se o desejo do petista se realizar, Guido Mantega será confirmado CEO da Vale na próxima quarta-feira (31).
Em publicação nas redes sociais, Gleisi Hoffmann elogiou as qualificações de Mantega e argumentou contra as acusações da Operação Lava Jato — à época, auge da ação da força-tarefa, a Justiça determinou até o uso de tornozeleira eletrônica pelo ex-ministro. “Pouquíssimos brasileiros são tão qualificados quanto Guido Mantega para compor o Conselho da Vale”, escreveu. “Foi alvo de mentiras e acusações falsas do lavajatismo. Provou sua inocência, foi absolvido de tudo, mas nada vai reparar seu sofrimento pessoal nesses anos de perseguição”, acrescentou Gleisi.
Vamos falar a verdade sobre Guido Mantega, um dos brasileiros mais injustiçados de nossa época. Ele foi ministro da Fazenda de março de 2006 a dezembro de 2014, nos dois primeiros governos @LulaOficial e no primeiro mandato da presidenta Dilma. Vamos lembrar o que aconteceu com a…
— Gleisi Hoffmann (@gleisi) January 25, 2024
O Conselho de Administração da Vale se reúne no próximo dia 31 para indicar o futuro da presidência da mineradora. O nome de Guido Mantega pode ser levado ao cargo; mas, os conselheiros podem decidir reconduzir o atual CEO, Eduardo Bartolomeo.
Participe do canal da Itatiaia no WhatsApp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.