Ouvindo...

Fuad rebate Zema sobre chuvas em BH e diz que ajuda do governo de Minas se deu com recursos da Vale

Governador de Minas e prefeito de BH trocaram farpas em rede social; chuva que atingiu BH nesta terça deixou pontos de alagamento, bairros sem energia e prejuízos materiais a moradores

Prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman, disse que cidade respondeu de maneira ‘adequada’ a chuvas desta semana

O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), usou as redes sociais para rebater uma declaração do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), sobre responsabilidades pelos problemas causados pelas chuvas que atingiram a capital mineira na noite desta terça-feira (23).

Mais cedo, Zema disse que é “preciso gestão” na cidade para evitar os cenários repetidos de alagamentos.

“Fortes chuvas causaram estragos em BH. As forças de segurança do Estado somaram esforços para amenizar os danos. O governo de Minas está investindo na construção de 5 bacias de contenção na capital. Mas ainda é preciso gestão na cidade que por muitos anos cresceu sem planejamento”, escreveu Zema, também em uma rede social.

A reportagem apurou que Fuad e Zema se falaram ao telefone, em tom amigável, sobre os problemas causados pelo temporal, antes da publicação do governador. À princípio, a prefeitura disse que não iria se manifestar sobre a “alfinetada” de Zema. No entanto, à noite, o prefeito Fuad Noman decidiu usar a mesma ferramenta para se defender e devolver o comentário.

“BH se preparou para as chuvas com planejamento, gestão e muitas obras de prevenção. São + de meio bilhão de reais investidos”, disse.

Fuad também relativizou os investimentos citados por Zema no combate às enchentes na capital mineira, já que boa parte dos recursos é oriundo do acordo de reparação da Vale pelos danos causados com o rompimento da barragem em Brumadinho - que completa cinco anos nesta quinta-feira (25).

“Esclareço que, por aqui, o apoio foi para a construção de 1 única bacia de contenção, a B5, com recursos do acordo com a Vale, pelo crime de Brumadinho”, disse e completou dizendo que a barragem em questão tem capacidade para conter 274 milhões de litros de água que chegam à avenida Teresa Cristina.

Leia também

“Ontem, ela mostrou mais uma vez sua importância, mantendo a avenida sem grandes transtornos, apesar do volume extremo de chuva que caiu em curto período na Região Oeste”, completou.

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Editor de política. Foi repórter no jornal O Tempo e no Portal R7 e atuou no Governo de Minas. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem MBA em Jornalismo de Dados pelo IDP.