Ouvindo...

‘Criminosos precisam ser punidos’, diz Zema sobre responsáveis pela tragédia de Brumadinho

Rompimento da barragem da Vale, na Grande BH, completa cinco anos na próxima semana; governador inaugurou placa em homenagem às vítimas

Zema inaugurou placa em homenagem às vítimas do rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho

Em evento com familiares de vítimas da tragédia de Brumadinho, que completa cinco anos na semana que vem, o governador de Minas Gerais Romeu Zema (Novo) chamou os envolvidos no rompimento da barragem da Vale de “criminosos” e disse que eles “precisam ser punidos”.

A declaração de Zema foi dada na tarde desta terça-feira (16), quando o governador participou de um evento de inauguração de uma placa em homenagem às vítimas — e que ficará instalada na Academia dos Bombeiros, no Bairro São Luiz, na Região da Pampulha.

“Os criminosos precisam ser punidos e nós temos que olhar para o futuro. Infelizmente, não temos como mudar o passado, que é muito dolorido. As pessoas, as famílias, aqueles que estão sofrendo, precisam ser tratados com dignidade, precisam ser ressarcidos - apesar de que a dor nunca irá acabar. Mas é preciso, pelo menos, dar um mínimo de conforto”, disse Zema na ocasião.

O governador se comprometeu, ainda, em colocar uma placa em todas as obras que forem custeadas com os recursos advindos do acordo firmado com a Vale. Ao todo, são R$ 37,7 bilhões em recursos que serão utilizados em obras de infraestrutura e na reparação aos impactos socioambientais causados pelo rompimento da barragem, em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte.

Leia também

A Presidente da Avabrum, associação que representa as vítimas, Andresa Rodrigues, que perdeu o filho na tragédia, diz que nada irá curar totalmente a dor, mas destaca que alguns ações amenizam um pouco o sofrimento das famílias.

“Ver ações como essa traz alento. Não existe reparação para os familiares, mas existe alento. E ver, hoje, a primeira placa ser descerrada aqui junto a essa corporação, que tanto respeitamos, é um motivo de alento para nós. Mas clamamos, ao mesmo tempo, para que os 853 municípios que receberam dinheiro, que advém desse sangue, faça o mesmo caminho: coloque ali naquelas obras, que honrem a memória das 272 vidas ceifadas pela Vale no dia 25 de janeiro de 2019", afirma.

O crime socioambiental da Vale vai completar cinco anos no dia 25 de janeiro. A tragédia matou 270 pessoas, sendo que duas mulheres estavam grávidas. Os Bombeiros ainda buscam por três vítimas desaparecidas.

Até hoje, ninguém foi preso por responsabilidade no rompimento.

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Repórter de política na Rádio Itatiaia. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. No Grupo Bandeirantes, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na BandNews FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do BandNews TV. Vencedor de 8 prêmios de jornalismo. Já foi eleito pelo Portal dos Jornalistas um dos 50 profissionais mais premiados do Brasil.