Ouvindo...

Governo Federal reconhece estado de emergência causado por temporal no Rio de Janeiro

Reconhecimento garante ajuda humanitária para a população afetada e suporte técnico e financeiro para execução de obras para minimizar os estragos causados pelas chuvas

Ruas da Zona Norte do Rio de Janeiro ficaram alagas no domingo devido ao temporal

Após uma articulação que durou todo o domingo, o governo federal reconheceu, nesta segunda-feira (15), a situação de emergência na cidade do Rio de Janeiro provocada pelo temporal que atingiu a capital fluminense na madrugada do último domingo (14). Ao menos 11 pessoas morreram.

Nesta segunda, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), pasta comandada pelo ministro Waldez Góes, reconheceu sumariamente a situação de emergência do Rio de Janeiro. Essa é uma etapa burocrática e fundamental para que o município solicite apoio do governo federal na mitigação dos estragos causados pela chuva.

A articulação sobre esse ato começou ainda no domingo, quando o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD) tratou sobre o assunto com o ministro Waldez Góes em ao menos duas ocasiões, por telefone. Assim que o município decretou o estado de emergência, os documentos foram prontamente entregues ao MIDR e a análise do pedido pode ser feita de forma célere.

“Estou em contato com o prefeito Eduardo Paes e coloquei nossa Defesa Civil Nacional à disposição para agirmos com rapidez. A população do Rio de Janeiro não ficará sem assistência. Trabalhamos durante todo o fim de semana para reconhecer sumariamente a situação de emergência e, assim, vamos poder seguir com o processo de liberação de recursos para as ações de defesa civil”, afirmou o ministro.

A partir do reconhecimento deste decreto, o Rio de Janeiro fica autorizado a mobilizar órgãos nacionais para minimizar os efeitos da chuva, desobstruir vias e realizar pequenas obras para amenizar os estragos causados pelo temporal.

O temporal

O Rio de Janeiro e municípios da Baixada Fluminense foram atingidos por fortes chuvas que começaram no sábado e se intensificaram na madrugada de domingo, especialmente na região Norte da capital. Até o momento, 11 mortes já foram registradas em todo o estado: dois na capital, três em Nova Iguaçu, dois em São João de Meriti, três em Duque de Caxias e um em Belford Roxo.

Nesta segunda, a capital fluminense recebe a visita do secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, que vai coordenar as ações de resposta. Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), cerca de 230 ocorrências relacionadas às chuvas foram atendidas em todo o estado.

Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio