Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Palestina pede apoio do Brasil em ação contra Israel por genocídio na Corte Internacional de Justiça

Embaixador da Palestina se reuniu com o presidente Lula no Palácio do Planalto nesta quarta-feira (10) e pediu apoio do Brasil à petição

A Palestina pediu o apoio do Brasil à petição protocolada pela África do Sul na Corte Internacional de Justiça, em Haia, contra os ataques israelenses na Faixa de Gaza. Em reunião no Palácio do Planalto nesta quarta-feira (10), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, ouviram o pedido feito pelo embaixador palestino Ibrahim Alzeben.

“Solicitamos, sim, o apoio do Brasil à iniciativa da África do Sul que tem como objetivo pôr fim ao genocídio contra o povo palestino”, confirmou Alzeben após o encontro. “Eles [governo brasileiro] estão estudando e, obviamente, a posição do Brasil está clara pela condenação de qualquer tipo de genocídio contra qualquer ser humano”, acrescentou.

Esta não é a primeira vez que Lula e Alzeben se encontram desde o início da guerra entre as forças israelenses e o grupo terrorista Hamas. Em novembro, o presidente brasileiro agraciou o embaixador palestino com a Ordem do Rio Branco — a condecoração é a maior honraria concedida pelo Ministério das Relações Exteriores.

Ainda sobre a reunião desta quarta, Alzeben classificou o encontro com Lula como ‘satisfatório’. “Expressamos nossa gratidão ao Brasil e ao senhor presidente pela posição de apoio à solução [que prevê a criação de] dois estados, pelo fim do conflito e do genocídio contra o povo palestino em Gaza”, avaliou.

A petição protocolada pela África do Sul na Corte Internacional de Justiça contra Israel pede a adoção de medidas cautelares para frear as ofensivas militares na Faixa de Gaza. O governo israelense rejeitou a ação, mas, audiências com representantes do país e da África do Sul estão marcadas para acontecer na quinta (11) e na sexta-feira (12).

Repórter de política em Brasília. Na Itatiaia desde 2021, foi chefe de reportagem do portal e produziu série especial sobre alimentação escolar financiada pela Jeduca. Antes, repórter de Cidades em O Tempo. Formada em jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais.
Leia mais