O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), afirmou que o ato Democracia Inabalada, realizado na tarde desta segunda-feira (8), no Senado Federal, serviu para reafirmar a importância da democracia brasileira. Na saída do evento, Alckmin afirmou que patriota é quem defende a democracia e respeita a Constituição Federal. “Não há política sem ética, e a questão basilar é o apreço pela democracia, o respeito à vontade popular. Patriota é quem defende a democracia e respeita a Constituição. O contrário disso é golpista”, disparou Alckmin.
O vice-presidente minimizou algumas ausências de autoridades no evento, incluindo pouco mais de dez governadores, além do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), que alegou problemas de saúde na família para faltar ao ato. “É natural, não vejo nenhum problema. A data de início do ano, o legislativo e outros Poderes estão em recesso, mas foi uma belíssima solenidade”, afirmou Alckmin.
O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM), Paulo Pimenta, avaliou que a principal mensagem do ato foi reforçar o compromisso das instituições contra a impunidade. “Foi um evento muito importante, com profundo valor simbólico de defesa da democracia. A presença de todas as instituições mostra que no Brasil há um compromisso inegociável de defender a democracia, e, mais do que isso, fazer com que esse episódio tenha, também, um caráter pedagógico para que fique claro para todos aqueles que atentarem contra a democracia serão agora e sempre responsabilizados e pagarão por esses crimes. A principal mensagem é o compromisso contra a impunidade”, enfatizou Pimenta.
O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macêdo, reforçou a importância do ato, e disse que a democracia sai fortalecida. “O evento foi digno da importância do dia de hoje. As coisas precisam ser lembradas para que elas não se repitam”, avaliou.