O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e o Governo do Distrito Federal (GDF) irão assinar, nesta quinta-feira (4), o protocolo de segurança para o dia 8 de janeiro. Na data, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizará um evento, no Senado Federal, para marcar o primeiro ano dos atos antidemocráticos e dos ataques às sedes dos Três Poderes. A ideia do governo é mostrar que a democracia saiu vitoriosa. O evento contará com as presenças dos chefes dos Três Poderes, além de outras autoridades, incluindo governadores.
O documento será assinado às 10h, no Palácio do Buriti, e definirá o planejamento e as prioridades de atuação de cada órgão de segurança pública. A cerimônia contará com as presenças do ministro da Justiça e Segurança Pública em exercício, Ricardo Cappelli, do secretário nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar, e da governadora do Distrito Federal em exercício, Celina Leão.
Na solenidade serão entregues 20 viaturas, armamentos, drones, cartuchos e demais equipamentos para as forças de segurança do Distrito Federal. Segundo o governo federal, R$3,6 milhões foram investidos por meio do Plano de Ação na Segurança (PAS).