Governo deve encaminhar 21 repatriados de Gaza para abrigos

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) anunciou, neste sábado (23), que dos 30 repatriados de Gaza, 21 devem seguir para um abrigo

Grupo de repatriados antes do embarque no Aeroporto do Cairo, no Egito

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) anunciou, neste sábado (23), que nove dos 30 repatriados, que estavam na Faixa de Gaza, serão levados para quatro capitais brasileiras, onde irão encontrar os familiares. Os repatriados, que desembarcaram neste sábado (23) em Brasília, foram conduzidos para o hotel de trânsito da Aeronáutica, onde terão acompanhamento médico.

Segundo informações do MJSP, três pessoas irão com voo da Força Aérea Brasileira (FAB) até o Rio de Janeiro. Os outros seis repatriados terão voos custeados pelo MJSP, sendo um para Vitória (ES), três para São Paulo e, por fim, dois para Salvador (BA).

O grupo de repatriados, formado por 30 pessoas, é composto por 14 crianças, cinco homens e 11 mulheres. Os outros 21 repatriados seguirão em Brasília, onde serão assistidos pelo Governo Federal até a definição do destino final, onde serão abrigados. Este foi o terceiro voo da FAB enviado para o Egito para buscar brasileiros e familiares que estão no lado palestino do conflito no Oriente Médio. Segundo informações do governo federal, somando as três operações, 141 brasileiros e familiares foram resgatados da Faixa de Gaza. Segundo o Itamaraty, 23 brasileiros e parentes próximos ainda aguardam aprovação das autoridades para cruzarem a fronteira.

Desde o início da guerra entre Israel e o Hamas, em outubro deste ano, o governo brasileiro enviou 12 aviões para resgatar brasileiros e familiares que estão em meio ao conflito no Oriente Médio. No total, foram resgatadas 1.555 pessoas, entre brasileiros e parentes que estavam em Israel, em Gaza e na região da Cisjordânia. O governo também trouxe 53 animais de estimação nos voos, que foram realizados pela FAB.

Repórter da Itatiaia desde 2018. Foi correspondente no Rio de Janeiro por dois anos, e está em Brasília, na cobertura dos Três Poderes, desde setembro de 2020. É formado em Jornalismo pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso), com pós-graduação em Comunicação Eleitoral e Marketing Político.

Ouvindo...