O vereador César Gordin (Solidariedade) apresentou um projeto de lei à Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) para autorizar rodízio de carros durante os dias da semana na capital mineira. A proposta foi protocolada nesta terça-feira (19), mas ainda não recebeu um número e, por isso, não começou a tramitar oficialmente.
O projeto cria o Programa de Restrição ao Trânsito de Veículos Automotores e, caso seja aprovado, autoriza que a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) crie, em caráter experimental, um programa que restringe a circulação de carros com base no último dígito da placa do veículo.
Prática semelhante ocorre na cidade de São Paulo. De acordo com as regras implementadas na capital paulista, carros e caminhões não podem circular em determinadas áreas da cidade nos horários de pico da manhã (entre 7h e 10h) e da tarde/noite (de 19h às 20h).
“O principal objetivo deste projeto é abordar os desafios crescentes relacionados ao trânsito em Belo Horizonte, promovendo a melhoria das condições de mobilidade urbana e a redução dos impactos ambientais causados pelo aumento do número de veículos em circulação”, diz o vereador César Gordin, em nota encaminhada à reportagem.
O parlamentar diz, ainda, estar aberto para receber sugestões sobre a proposta e que este é um “esforço para criar soluções mais sustentáveis e eficientes para o trânsito em Belo Horizonte”.