O secretário executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, anunciou o lançamento de um aplicativo para combater o
Pelo X, Cappelli escreveu:
“Vamos lançar na próxima terça-feira uma iniciativa que transformará os celulares roubados num pedaço de metal inútil. Com apenas um clique, a vítima enviará um aviso simultaneamente para a ANATEL, para os bancos, para as operadoras de telefonia e para os demais aplicativos”.
Vamos lançar na próxima terça-feira uma iniciativa que transformará os celulares roubados num pedaço de metal inútil. Com apenas um clique, a vítima enviará um aviso simultaneamente para a ANATEL, para os bancos, para as operadoras de telefonia e para os demais aplicativos.
— Ricardo Cappelli (@RicardoCappelli) December 16, 2023
Na semana passada, Cappelli se reuniu com representantes de operadores de telefonia para tratar do assunto. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) também foi consultada e vai atuar para proteção dos dados de aplicativos financeiros instalados nos aparelhos.
A ideia principal é que o usuário do ‘Celular Seguro’ possa cadastrar um número de confiança e que, quando for furtado ou roubado, possa utilizar a conta para fazer o bloqueio rápido da linha e das funções do celular.
O serviço não substitui a comunicação do usuário a autoridades policiais, operadores de telefonia e às instituições financeiras nos causos de roubo.