O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), prometeu construir mais oito Centros de Referência da Pessoa Idosa e expandir o serviço para todas as regionais de Belo Horizonte. Atualmente, a capital mineira conta um equipamento deste tipo, localizado no bairro Caiçara, na região Noroeste de Belo Horizonte.
O local funciona como um centro de lazer para pessoas da terceira idade. Lá são oferecidas atividades como políticas sociais, saúde, educação, esportes e cultura, entre outras. A intenção é oferecer condições ferramentas para um envelhecimento da população com autonomia, dignidade e saúde.
A garantia de ampliação dos equipamentos públicos foi dada pelo prefeito em entrevista à Itatiaia na tarde desta quinta-feira (14). O prefeito foi ao Centro de Referência no Caiçara participar de uma atividade especial em comemoração aos 126 anos da capital mineira, comemorados no último dia 12 de dezembro.
“Você vê o sucesso que é esse Centro de Referência do Idoso, e é o único de Belo Horizonte. Tem gente aqui de todo lado: da Pampulha, do Barreiro, de outras regionais. Então, é justo [ampliar o serviço]. Nós temos recursos do Fundo do Idoso, é só a gente encontrar terrenos adequados e a gente vai poder ampliar isso. Imagina se nós tivermos em cada regional um grupo de pessoas dessa idade podendo se divertir, confraternizar... esse é o projeto que está colocado pela prefeitura. Fica aqui um desafio para nossas regionais, sei que já escolheram as suas áreas e fica um desafio para a Smasac [Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania], a secretaria que cuida do idoso, para que nós comecemos, no ano que vem, a fazer mais um, dois, três, até chegar às nove regionais”, disse o prefeito ao defender a iniciativa.
O prefeito disse para Itatiaia que a ampliação dos centros foi tema de uma reunião nesta semana na prefeitura e ressaltou que já autorizou os secretários a tomarem as medidas necessárias para tirar o projeto do papel.